Como cuidar do talão do seu pneu e aumentar a segurança e a durabilidade da frota

Gerir uma frota já é uma tarefa complexa, e quando se trata de ônibus, a responsabilidade é ainda maior. São muitos os fatores que determinam se o veículo está realmente apto a rodar com segurança e eficiência.

Entre eles, o talão dos pneus merece atenção especial. Essa parte, muitas vezes negligenciada, é fundamental para o bom funcionamento do ônibus.

O talão é responsável por garantir a fixação correta do pneu ao aro, evitando vazamentos de ar e prevenindo que o pneu se solte da roda durante a operação.

Por isso, é fundamental adotar alguns cuidados com essa estrutura, para que tudo fique sob controle.

Por exemplo, evite o superaquecimento dos freios, mantenha a calibragem sempre adequada e invista em manutenções preventivas que ajudem a identificar desgastes antes que eles se tornem um problema maior.

Neste artigo, explicamos detalhadamente o que é o talão e apresentamos boas práticas para minimizar riscos e prolongar a vida útil dos pneus da sua frota.

O que é o talão do pneu?

O talão é uma das partes mais importantes do pneu e fica localizado na sua borda inferior. É formado por fios de aço revestidos por borracha, assegurando sua resistência e firmeza.

Sua principal função é prender o pneu ao aro da roda, criando a vedação necessária para manter o ar comprimido no interior. Além disso, o talão ajuda a dar estabilidade ao veículo e melhora a resposta da direção.

Quando está danificado, pode ocorrer perda de vedação ou até mesmo o desencaixe do pneu (destalonamento), o que é um grande risco para o motorista e para o veículo.

Não superaqueça os freios

Quando o sistema de freios aquece além dos 80°C, o calor excessivo pode comprometer a borracha do talão, provocando trincas na estrutura, tornando-a mais frágil e, em situações extremas, até causando a explosão do pneu.

Esse aquecimento também pode provocar a baquilização do talão, em que ele quebra e gera vazamentos entre o pneu e a roda.

Para evitar isso, é importante que sejam feitas inspeções periódicas, a fim de garantir que o sistema de freios da sua frota esteja sempre em boas condições.

Desta forma, reduz-se o esforço excessivo na frenagem, especialmente em trechos de descida acentuada, em que a exigência sobre os freios é ainda maior.

Nesses casos, a maneira mais correta de aliviar o aquecimento dos pneus é o uso adequado do freio motor, que desacelera o veículo de forma mais eficiente e segura.

Além disso, recomenda-se que o motorista faça pausas regulares em viagens mais longas, permitindo que os freios resfriem adequadamente e preservando, assim, tanto o desempenho do veículo quanto a segurança de todos os passageiros.

Mantenha a calibragem correta

Rodar com os pneus do ônibus fora da calibragem ideal, seja abaixo ou acima da pressão recomendada, representa um sério risco para você e para o seu veículo.

Isso compromete não apenas a durabilidade dos pneus, mas também a integridade dos talões, podendo gerar desgaste irregular, perda de estabilidade e até o destalonamento em situações mais críticas.

Desta forma, a fim de evitar problemas com os talões, é importante sempre verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por semana, sempre com eles frios, além de realizar a checagem antes de viagens mais longas.

Outro cuidado essencial é utilizar calibradores confiáveis. Sempre que possível, adote tecnologias embarcadas, como os rodocalibradores, que monitoram a pressão em movimento e emitem alertas automáticos em caso de desvios.

Invista em manutenção preventiva

O monitoramento constante dos pneus é fundamental para preservar a segurança e a durabilidade dos pneus, principalmente dos talões.

A profundidade dos sulcos da banda de rodagem, por exemplo, influencia diretamente na distribuição de esforços sobre o pneu e pode comprometer a integridade dessa estrutura quando está abaixo do ideal.

Também é importante observar fatores como o balanceamento, a calibragem e o desgaste irregular, já que qualquer desequilíbrio sobrecarrega o talão e aumenta o risco de falhas.

Para reforçar a prevenção, instale sensores de pressão e temperatura, que ajudam a identificar anomalias antes que causem danos.

Além disso, o uso de ferramentas digitais que analisam variáveis como rota, carga e desgaste permite planejar manutenções de forma mais precisa, prolongando a vida útil do talão e garantindo maior segurança para o veículo e os passageiros.

Conclusão

Gerir uma frota de ônibus exige atenção a cada detalhe, afinal, não se trata apenas de manter um veículo em operação, mas de zelar pela vida e pelo bem-estar dos passageiros.

Nesse contexto, o acompanhamento constante do desempenho dos ônibus é indispensável, com atenção redobrada para os pneus, que são determinantes na segurança e na eficiência da frota.

Durante os monitoramentos preventivos, caso seja identificado que um pneu precisa de reforma, a melhor alternativa é a recapagem, desde que realizada por empresas certificadas, capazes de garantir qualidade e confiabilidade no resultado.

É exatamente esse o compromisso da Unicap. Há mais de duas décadas no mercado de reforma de pneus, entregamos soluções de alta qualidade que asseguram maior segurança e desempenho para sua frota.

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