Como gerenciar o desgaste dos pneus
Em nosso post anterior, Manutenção de pneus: do custo à importância, falamos sobre os principais custos para os gestores de frota e como esses números podem ser altos.
Por isso, hoje a dica é complementar, já que o Gestor de Frotas tem o importante papel de definir ações e estratégias para aumentar a vida útil dos pneus.
Estamos falando sobre a gestão de pneus, um procedimento que envolve a aplicação de algumas técnicas para que se maximize o uso dos pneus de modo a evitar perdas para que a operação de transporte seja rentável.
MAS O QUE É GESTÃO DE PNEUS?
É um conjunto de ações que consiste no acompanhamento e no controle dos pneus com objetivo de aumentar sua vida útil.
A supervisão sistemática dos pneus permite ao gestor coletar informações cruciais como o seu estado geral, calibragem, banda de rodagem, limpeza e armazenamento.
Essas informações são eficazes para descobrir padrões de desgaste irregulares que irão indicar a necessidade de reparos nos pneus e assim, realizar um controle de custos mais eficiente.
A QUALIDADE DA BORRACHA É ESSENCIAL
O pneu é um dos itens fundamentais para qualquer veículo automotor. É ele o responsável por suportar toda a carga da carroceria e estrutura de motorização, além de absorver muitos impactos por estarem em contato com o solo.
Saber escolher bem um insumo de qualidade é parte essencial para que se tenha um produto final confiável.
A borracha é a principal matéria-prima para a produção do pneu. Entretanto, existem diferentes tipos de qualidades diversas.
Só para que se tenha uma ideia, a Vipal Borrachas comercializa mais de 8 tipos diferentes de borrachas para funcionalidades distintas.
Então, fique atento: Procure fornecedores e parceiros bons de negócio e que irão garantir o fornecimento de bons insumos.
Afinal, uma borracha de qualidade irá interferir diretamente no desempenho da quilometragem rodada de um pneu reformado.