Dia do caminhoneiro: A vida é feita na estrada!

Nesta segunda-feira, 25, é comemorado no Brasil o Dia do Caminhoneiro, profissional que move o mundo e a economia com muita dedicação. De acordo com pesquisa feita no ano passado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o Brasil tem 2 milhões de caminhoneiros em atividade.

O dia do caminhoneiro é comemorado três vezes ao ano 

No entanto, essa não é a única data para exaltar esses heróis. A comemoração é tão importante que, além de julho, os condutores também recebem homenagens em outras duas datas: 30 de junho e 16 de setembro.

Enquanto a primeira faz referência apenas ao estado de São Paulo, que estabeleceu a comemoração pela lei estadual nº 5.487, a segunda é comemorada em âmbito nacional, viabilizada pela lei n° 11.927.

A celebração nasceu com o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros e dos motoristas. Segundo a tradição católica, o santo é, na verdade, padroeiro de todos os transportadores, uma vez que o nome Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”.

Caminhoneiros: profissionais que movem o mundo

Além da carga de produtos, os caminhoneiros carregam com eles a solidão da estrada e a saudade das pessoas que amam. Além disso, enfrentar horas no volante apenas ao lado do som do rádio é um desafio para o corpo e para a mente.

Segundo pesquisas realizadas por órgãos federais, a depressão está entre as seis maiores causas de afastamentos dos caminhoneiros no INSS. Por isso, é importante aproveitar a comemoração para repensar sobre as melhorias de trabalho que as empresas podem oferecer a esses trabalhadores. 

É preciso garantir a saúde física e mental, além do bem estar de cada pessoa que faz a vida na estrada. Nossos parabéns a todos os motoristas que com coragem transportam o sustento e os sonhos do Brasil. 

A Unicap também agradece a todos os caminhoneiros que fazem parte do seu time pela garra e persistência em mudar o mundo através das rodas. 

Quer saber mais sobre os assuntos e as novidades em alta no universo do transporte? Assine nossa newsletter mensal e mantenha-se sempre informado.