A recapagem preserva o Meio Ambiente

A preservação do meio ambiente sempre foi um desafio no universo do transporte, que tem trazido o assunto como uma das principais pautas de debate do setor.

Devido ao atual modelo econômico, baseado em altos níveis de consumo, a ação humana tem causado inúmeros prejuízos para a flora e fauna no planeta, ocasionando desequilíbrios ambientais irreversíveis. Quando pensamos no meio rodoviário, esse recorte fica ainda mais preocupante. 

Segundo a ABR (Associação Brasileira da Reforma de Pneus), 30% dos pneus do mundo são rejeitados por falta de informação e de investimento. Apenas no Brasil, cerca de 450 mil toneladas desse material são descartadas por ano. 

Agora reflita: se apenas um pneu demora, em média, 600 anos para se decompor no meio ambiente, fica fácil dimensionar o tamanho do impacto negativo desse descarte em massa no planeta. 

Foi por essa demanda por um consumo mais econômico e sustentável que o processo de recapagem de pneus ganhou força. Continue a leitura e entenda melhor!

Quais os impactos da recapagem no meio ambiente? 

A recapagem consiste na substituição da borracha desgastada da banda de rodagem de um pneu usado. Basicamente, é um processo de reforma que ajuda a reduzir o consumo de recursos e acabar com o descarte inapropriado de pneus no meio ambiente. 

Enquanto a produção de pneus novos demanda, em média, 57 litros de petróleo e a emissão de 26 kg de CO₂ na atmosfera, a reforma de um pneu antigo dispara com 80% de economia de matéria-prima e gases poluentes.

De acordo com dados da ABR, a recapagem foi responsável por economizar 5 bilhões de litros de petróleo nos últimos 10 anos, proporcionando a mesma durabilidade e segurança de um pneu novo. 

Mas como todo processo econômico material, o recape também gera alguns resíduos. Descubra agora para onde eles vão.

Para onde vão os resíduos da recapagem na Unicap?

Apesar dos diversos benefícios e retornos que a recapagem oferece ao meio ambiente, é necessário estar atento à destinação de resíduos. Confira agora como fazemos isso na Unicap:

  • Pó de Borracha

O principal resíduo da recapagem é o pó de borracha, proveniente do processo de escareação da banda de rodagem, que vira um subproduto vendido para empresas licenciadas, que dão o destino correto ao material, usando-o até mesmo como matéria-prima. 

  • Cinzas 

Além da borracha, as cinzas geradas na caldeira (provenientes da combustão da lenha reflorestada) também são resíduos. No entanto, estas cinzas são orgânicas, e, embora sejam destinadas a uma empresa especializada, também poderiam ser utilizadas em áreas de reflorestamento, por não serem poluentes. 

  • Tambores de cola

Tambores de cola são resíduos perigosos, e na Unicap, uma empresa regularizada específica é responsável por recolher e fazer toda a incineração destes tambores de forma segura e ecológica.

  • Resíduos orgânicos e domésticos

Já materiais de uso doméstico, como papéis, plásticos e etc, são encaminhados para uma associação de catadores. Os resíduos orgânicos são destinados à prefeitura, que possui um aterro sanitário próprio para a destinação correta dos materiais. 

Isso significa que todos os resíduos provenientes da recapagem de pneus possuem um destino ecológico.

Entenda a importância de aderir processos sustentáveis para preservar o meio ambiente

Para tornar-se uma empresa ecológica, é preciso pensar na sustentabilidade de todos os processos que compõem a produção e administração do negócio. 

Afinal, um processo sustentável considera implementar, em todo seu ciclo, as melhores alternativas a fim de diminuir impactos ambientais e restaurar novas possibilidades de desenvolvimento econômico e natural.

Pensando nisso, a Unicap Recapagem adota diferentes ações que permitem transformar ainda mais nossa pegada no planeta. Dessa forma, a empresa atua:

  • Na utilização dos 5R’s (repensar, reduzir, recusar, reciclar e reutilizar),
    já que a recapagem de pneus é um processo sustentável;
  • Na geração de energia renovável via painéis solares;
  • Na dispensação seletiva dos restos de borracha para reciclagem e reutilização;
  • Na coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos;
  • Nas licenças ambientais adequadas.

Para trazer soluções viáveis e sustentáveis para a sua transportadora, elaboramos o E-book “A cor do futuro é verde”. Clique aqui e baixe gratuitamente.

Nele, você conhece mais sobre as políticas ambientais do transporte, a importante COP 26 e a união entre recape e meio ambiente. 

Vamos juntos ajudar o planeta a caminhar em direção ao futuro!