Recapagem de pneus: Entenda tudo sobre o procedimento!
O pneu é um dos elementos mais importantes de um veículo, pois ele garante estabilidade, desempenho e, claro, segurança para o condutor. Mas o fato é que pneu também significa custo, sendo o segundo maior gasto do segmento de transportes, ficando atrás apenas do custo dos combustíveis.
Por esse motivo, o Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza recapagens, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segundo a ABR (Associação Brasileira da Reforma de Pneus) cerca de 98% das frotas de caminhões e ônibus investem nesse procedimento. Isso porque além de ser um processo seguro, ágil e sustentável, a recapagem pode ser até 75% mais barata quando comparada a compra de um pneu novo.
Continue a leitura para entender mais.
O que é recapagem de pneus?
A recapagem consiste na substituição da borracha desgastada da banda de rodagem – a parte que fica em contato com o solo – e, mesmo que todos os veículos saiam da fábrica com carcaças estruturadas para receber a recapagem, esse procedimento deve ser feito, no máximo, até três vezes.
Quando sei que chegou a hora da recapagem?
O Indicador TWI (Tread Wear Indicator) é um recurso presente em todo pneu, que determina até onde o desgaste da peça pode chegar. Ele é uma pequena elevação de borracha localizada dentro dos sulcos da banda de rodagem. Sua função é marcar o limite de 1,6 milímetros de profundidade, definido por lei como o máximo que um pneu pode ter antes de ser considerado careca.
Ou seja, se os seus pneus estão indicando este número, chegou o momento de recapá-los. Até lá, continue atento e cheque o indicador regularmente para acompanhar o desgaste e saber quando reformar novamente.
Veja como recapamos seus pneus aqui na Unicap
Nosso recape é pensado especialmente para a sua frota, prezando pela qualidade em cada detalhe e processo da reforma. Assim, temos controle sobre o padrão de cada peça.
Ao chegar em nossa fábrica, os pneus passam pela avaliação e identificação, e logo em seguida, percorre as seguintes fases:
- Inspeção: nossos técnicos analisam as condições das carcaças para assegurar que elas estão aptas para serem reformadas.
- Raspagem: neste momento são removidos os desenhos originais e o pneu é raspado de maneira uniforme.
- Escareação: é a etapa responsável por reparar todos os cortes e danos encontrados na carcaça de maneira individual, além disso, as partes oxidadas são removidas.
- Conserto: se necessário, essa etapa é realizada, porque os defeitos maiores precisam passar por um conserto mais elaborado do que a escareação, onde a estrutura do pneu é “reconstruída” com a aplicação de manchões.
- Cola: aqui é feita a preparação do pneu para que ele receba a nova banda de rodagem e, por isso, deve se aplicar um tipo especial de cola.
- Ligação: uma camada adesiva sem vulcanizar é colocada contra a superfície preparada da carcaça, ligando a borracha ao pneu.
- Aplicação de bandas: consiste na aplicação de uma nova banda de rodagem no pneu, exatamente no mesmo local da anterior.
- Vulcanização: a câmara de vulcanização faz com que a camada adesiva do pneu se vulcanize e una de forma permanente a carcaça à nova banda de rodagem.
- Inspeção final: é feita uma nova inspeção visual e manual a fim de garantir o resultado final e o padrão de qualidade.
O procedimento é seguro?
Embora a recapagem de pneus seja um procedimento normalmente seguro, é preciso que a empresa responsável pelo recape siga uma série de regras nacionais e internacionais, que atestam a qualidade e segurança de seus serviços.
Ao reformar, procure empresas responsáveis e legalmente certificadas pelo INMETRO, como a Unicap. Afinal, não é qualquer pneu que pode ser recapado, é preciso uma inspeção constante e cuidadosa para assegurar toda a estabilidade do veículo.
Conheça as vantagens da recapagem de pneus
Agora que você já entendeu como funciona todo o procedimento da recapagem de pneus aqui na Unicap, descubra as vantagens que ela pode trazer para o sua frota e para o planeta:
- Economia para o seu bolso
A Associação Brasileira de Engenharia de Produção calcula que o pneu é responsável por 20% do consumo de combustível do veículo. Afinal, a banda de rodagem é a parte do pneu em contato com o solo, pois é dividida em ranhuras e barras, e seu desgaste afeta diversos fatores no veículo.
No entanto, a reforma pode reduzir a resistência ao rolamento, melhorando a eficiência do combustível e rendendo ainda mais. Além de ser um processo seguro e sustentável, a recapagem pode ser até 75% mais barata quando comparada à compra de um pneu novo, trazendo uma economia de 18% em todo o orçamento geral da sua frota.
- Cuidado com o meio ambiente
A pauta ambiental está cada vez mais em alta no mundo do transporte, o que já era de se esperar, já que apenas no Brasil cerca de 450 mil toneladas de pneus são descartadas por ano.
Pensando nisso, a recapagem propõe um novo tipo de economia: a que preza pelos recursos naturais. Afinal, enquanto são necessários 79 litros de petróleo para produzir um pneu novo, somente 29 litros são necessários para a reforma.
A ABR estima que, nos últimos dez anos, cerca de 5,5 bilhões de litros de petróleo deixaram de ser utilizados em virtude da recapagem, o que significa que 15,4 bilhões de m³ de CO2 não foram lançados no meio ambiente.
Confira a seção “Meio Ambiente”, aqui no site, para saber mais sobre a sustentabilidade no transporte.
- Aumento do desempenho e da vida útil do seu pneu
Em um país movido por rodas, é necessário ter pneus de qualidade para que os caminhões consigam transportar suas cargas. Assim, a recapagem consegue dobrar a durabilidade dos seus pneus e resgatar sua vida útil de maneira eficiente, aumentando o desempenho dos seus caminhões e sua quantidade de quilômetros rodados.
Mas não se esqueça: é necessário estar atento a quantidade de recapagens suportadas pelo item já que isso pode variar conforme as condições de uso e de manutenção da pressão do pneu.
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