Recapagem de pneus: Entenda tudo sobre o procedimento!

O pneu é um dos elementos mais importantes de um veículo, pois ele garante estabilidade, desempenho e, claro, segurança para o condutor. Mas o fato é que pneu também significa custo, sendo o segundo maior gasto do segmento de transportes, ficando atrás apenas do custo dos combustíveis.

Por esse motivo, o Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza recapagens, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segundo a ABR (Associação Brasileira da Reforma de Pneus) cerca de 98% das frotas de caminhões e ônibus investem nesse procedimento. Isso porque além de ser um processo seguro, ágil e sustentável, a recapagem pode ser até 75% mais barata quando comparada a compra de um pneu novo. 

Continue a leitura para entender mais.

O que é recapagem de pneus?

A recapagem consiste na substituição da borracha desgastada da banda de rodagem – a parte que fica em contato com o solo – e, mesmo que todos os veículos  saiam da fábrica com carcaças estruturadas para receber a recapagem, esse procedimento deve ser feito, no máximo, até três vezes.

Quando sei que chegou a hora da recapagem?

O Indicador TWI (Tread Wear Indicator) é um recurso presente em todo pneu, que determina até onde o desgaste da peça pode chegar. Ele é uma pequena elevação de borracha localizada dentro dos sulcos da banda de rodagem. Sua função é marcar o limite de 1,6 milímetros de profundidade, definido por lei como o máximo que um pneu pode ter antes de ser considerado careca. 

Ou seja, se os seus pneus estão indicando este número, chegou o momento de recapá-los. Até lá, continue atento e cheque o indicador regularmente para acompanhar o desgaste e saber quando reformar novamente.

Veja como recapamos seus pneus aqui na Unicap

Nosso recape é pensado especialmente para a sua frota, prezando pela qualidade em cada detalhe e processo da reforma. Assim, temos controle sobre o padrão de cada peça.

Ao chegar em nossa fábrica, os pneus passam pela avaliação e identificação, e logo em seguida, percorre as seguintes fases:

  • Inspeção: nossos técnicos analisam as condições das carcaças para assegurar que elas estão aptas para serem reformadas.
  • Raspagem: neste momento são removidos os desenhos originais e o pneu é raspado de maneira uniforme.
  • Escareação: é a etapa responsável por reparar todos os cortes e danos encontrados na carcaça de maneira individual, além disso, as partes oxidadas são removidas. 
  • Conserto: se necessário, essa etapa é realizada, porque os defeitos maiores precisam passar por um conserto mais elaborado do que a escareação, onde a estrutura do pneu é “reconstruída” com a aplicação de manchões.
  • Cola: aqui é feita a preparação do pneu para que ele receba a nova banda de rodagem e, por isso, deve se aplicar um tipo especial de cola.
  • Ligação:  uma camada adesiva sem vulcanizar é colocada contra a superfície preparada da carcaça, ligando a borracha ao pneu. 
  • Aplicação de bandas: consiste na aplicação de uma nova banda de rodagem no pneu, exatamente no mesmo local da anterior.
  • Vulcanização: a câmara de vulcanização faz com que a camada adesiva do pneu se vulcanize e una de forma permanente a carcaça à nova banda de rodagem.
  • Inspeção final: é feita uma nova inspeção visual e manual a fim de garantir o resultado final e o padrão de qualidade.

O procedimento é seguro? 


Embora a recapagem de pneus seja um procedimento normalmente seguro, é preciso que a empresa responsável pelo recape siga uma série de regras nacionais e internacionais, que atestam a qualidade e segurança de seus serviços. 

Ao reformar, procure empresas responsáveis e legalmente certificadas pelo INMETRO, como a Unicap. Afinal, não é qualquer pneu que pode ser recapado, é preciso uma inspeção constante e cuidadosa para assegurar toda a estabilidade do veículo.

Conheça as vantagens da recapagem de pneus 

Agora que você já entendeu como funciona todo o procedimento da recapagem de pneus aqui na Unicap, descubra as vantagens que ela pode trazer para o sua frota e para o planeta:

  • Economia para o seu bolso 

A Associação Brasileira de Engenharia de Produção calcula que o pneu é responsável por 20% do consumo de combustível do veículo. Afinal, a banda de rodagem é a parte do pneu em contato com o solo, pois é dividida em ranhuras e barras, e seu desgaste afeta diversos fatores no veículo.

No entanto, a reforma pode reduzir a resistência ao rolamento, melhorando a eficiência do combustível e rendendo ainda mais. Além de ser um processo seguro e sustentável, a recapagem pode ser até 75% mais barata quando comparada à compra de um pneu novo, trazendo uma economia de 18% em todo o orçamento geral da sua frota.

  • Cuidado com o meio ambiente 

A pauta ambiental está cada vez mais em alta no mundo do transporte, o que já era de se esperar, já que apenas no Brasil cerca de 450 mil toneladas de pneus são descartadas por ano.

Pensando nisso, a recapagem propõe um novo tipo de economia: a que preza pelos recursos naturais. Afinal, enquanto são necessários 79 litros de petróleo para produzir um pneu novo, somente 29 litros são necessários para a reforma. 

A ABR estima que, nos últimos dez anos, cerca de 5,5 bilhões de litros de petróleo deixaram de ser utilizados em virtude da recapagem, o que significa que 15,4 bilhões de m³ de CO2 não foram lançados no meio ambiente.

Confira a seção “Meio Ambiente”, aqui no site, para saber mais sobre a sustentabilidade no transporte

  • Aumento do desempenho e da vida útil do seu pneu 

Em um país movido por rodas, é necessário ter pneus de qualidade para que os caminhões consigam transportar suas cargas. Assim, a recapagem consegue dobrar a durabilidade dos seus pneus e resgatar sua vida útil de maneira eficiente, aumentando o desempenho dos seus caminhões e sua quantidade de quilômetros rodados. 

Mas não se esqueça: é necessário estar atento a quantidade de recapagens suportadas pelo item já que isso pode variar conforme as condições de uso e de manutenção da pressão do pneu.

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