Recapagem de pneus: um processo sustentável
Discussões em torno dos impactos ambientais têm sido cada vez mais comuns no universo do transporte. Desde o início do século, ações e soluções sustentáveis vêm ganhando espaço no meio empresarial, e a recapagem de pneus também faz parte desta lista.
O setor de transporte de cargas, em especial, é considerado um grande extrator de recursos, além de gerar resíduos que causam prejuízos à natureza, como o descarte de pneus, por exemplo. Considerando que cada unidade do material leva cerca de 600 anos para se decompor no meio ambiente, encontrar uma solução sustentável para esse descarte se tornou ainda mais essencial.
Segundo a ABR (Associação Brasileira da Reforma de Pneus) quase 4 milhões de toneladas de pneus são rejeitados por falta de informação e investimento, no mundo todo. No Brasil, o número é ainda maior: cerca de 450 mil toneladas do material são descartadas por ano no país.
Por isso, hoje você conhece um pouco mais sobre a recapagem de pneus, que se estabelece como forte aliada do meio ambiente e do seu bolso. Continue a leitura e confira!
O que é recapagem de pneus?
Quando falamos em recapagem de pneus, algumas pessoas ainda têm resistência em entender este processo como confiável. No entanto, ele é muito mais que isso. A recapagem é um processo altamente seguro, sustentável e econômico.
A recapagem de pneus é considerada a reforma da superfície do pneu, em que a antiga banda de rodagem é substituída por uma nova. Após a aplicação, essa borracha aderida ao pneu é prensada e colocada sob altas temperaturas, para fixar ainda mais sua aderência.
O processo de reforma ajuda a reduzir o consumo de recursos e acabar com o descarte inapropriado de pneus no meio ambiente. Entenda melhor como funciona cada etapa no tópico a seguir.
Como funciona o processo de recapagem de pneus?
Nosso recape é pensado especialmente para atender a demanda de clientes que passam pela Unicap, prezando pela qualidade, pelo controle e pelo padrão de cada peça.
Ao chegar em nossa fábrica os pneus passam pela avaliação e identificação e, logo em seguida, percorrem as seguintes fases:
- Inspeção: nossa equipe técnica analisa as condições das carcaças para assegurar que elas estão aptas para serem reformadas.
- Raspagem: neste momento são removidos os desenhos originais e o pneu é raspado de maneira uniforme.
- Escareação: é a etapa responsável por reparar todos os cortes e danos encontrados na carcaça de maneira individual, além disso, as partes oxidadas são removidas.
- Conserto: se necessário, essa etapa é realizada, porque os defeitos maiores precisam passar por um conserto mais elaborado do que a escareação, onde a estrutura do pneu é “reconstruída” com a aplicação de manchões.
- Cola: aqui é feita a preparação do pneu para que ele receba a nova banda de rodagem e, por isso, deve se aplicar um tipo especial de cola.
- Ligação: uma camada adesiva sem vulcanizar é colocada contra a superfície preparada da carcaça, ligando a borracha ao pneu.
- Aplicação de bandas: consiste na aplicação de uma nova banda de rodagem no pneu, exatamente no mesmo local da anterior.
- Vulcanização: a câmara de vulcanização faz com que a camada adesiva do pneu se vulcanize e una de forma permanente a carcaça à nova banda de rodagem.
- Inspeção final: é feita uma nova inspeção visual e manual a fim de garantir o resultado final e o padrão de qualidade.
Agora que você entendeu como a recapagem de pneus funciona, que tal descobrir porque este processo é benéfico ao meio ambiente? Continue a leitura.
Por que a recapagem de pneus é um processo sustentável?
A recapagem começou a ser praticada com objetivo de prolongar a vida útil dos pneus e gerar menor custo para o seu bolso. Por isso, atualmente cerca de 98% das frotas brasileiras de ônibus e caminhões já reformam seus pneus.
Enquanto a produção de pneus novos demanda, em média, 57 litros de petróleo e emite cerca de 26 kg de CO₂ na atmosfera, a reforma de um pneu antigo dispara com 80% de economia de matéria-prima e gases poluentes.
De acordo com dados da ABR, apenas nos últimos 10 anos a recapagem foi responsável por economizar 5 bilhões de litros de petróleo, proporcionando a mesma durabilidade e segurança de um pneu novo.
E não para por aí, para cada pneu recapado são economizados quase 40 quilos de matéria-prima, incluindo borracha, aço e carbono. Além disso, o processo também economiza óleo, uma vez que a fabricação de um pneu novo requer cerca de 22 galões, contra apenas sete galões necessários para o recape.
Agora que você conhece a recapagem e os benefícios que ela pode trazer para sua frota e para o meio ambiente, é preciso procurar uma empresa que reforme com segurança e credibilidade, assim como a Unicap.
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