Reforma de pneus: uma solução econômica e sustentável para sua frota

A reforma de pneus é uma técnica que visa aumentar a vida útil deles, oferecendo uma alternativa mais econômica – em comparação à aquisição de pneus novos – e mais sustentável.

Esse procedimento consiste na reutilização da estrutura original do pneu, com a adição de uma nova camada de borracha na banda de rodagem ou em outra parte específica, dependendo do tipo de reforma realizada.

Na Unicap, com 20 anos de trajetória, boas técnicas de recapagem e responsabilidade ambiental são aplicadas, proporcionando pneus reformados de altíssima qualidade.

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre os benefícios e o processo dos pneus reformados.

Qual a hora certa de reformar o meu pneu?

A maneira mais fácil de saber quando reformar seu pneu é analisando a profundidade dos sulcos, também conhecidos como “os riscos na borracha”. Eles são responsáveis por aumentar a aderência no asfalto.

Para entender melhor o desgaste dos sulcos, existe o Tread Wear Indicator (TWI), pequenos relevos que indicam o limite de proteção. Quando a borracha atinge esse nível, é o momento ideal para recapar o pneu.

Recomenda-se reformar o pneu quando a profundidade dos sulcos chega a 1,5 milímetro.

Vale lembrar que dirigir com pneus carecas é uma infração grave. Além de perder pontos na carteira de motorista, o condutor pode ser multado pela Polícia Rodoviária Federal e ter o veículo retido.

Benefícios de recondicionar um pneu

A principal vantagem de reformar seu pneu é o custo-benefício. Ao optar pela reforma, os custos podem cair pela metade em comparação com a compra de um pneu novo, especialmente para quem precisa trocar os quatro pneus de uma vez.

Os pneus reformados oferecem qualidade e desempenho equivalentes aos novos, com boa aderência e frenagem. 

Além disso, as técnicas de remodelagem são aprovadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), garantindo excelência e confiabilidade.

Além disso, a reforma de pneus também é uma escolha sustentável. Ao reformá-los, você promove a reciclagem, reaproveitando carcaças que seriam descartadas. 

Isso reduz o acúmulo de lixo e diminui a dependência de petróleo na produção de pneus novos.

Na Unicap, técnicas avançadas e responsabilidade ambiental são combinadas para oferecer pneus recapados que garantem durabilidade, desempenho e qualidade para sua frota.

Considerações legais sobre a remodelagem de pneus

A partir da Resolução nº 158/2004, os pneus reformados são permitidos em todo o território nacional. Para isso, a empresa responsável pela reforma deve seguir as exigências do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e do Inmetro.

Entre as principais regras, estão a manutenção das mesmas dimensões, estruturas, índices de carga e velocidades do pneu original.

Além disso, os pneus reformados precisam ter uma marcação específica na lateral, indicando o tipo de reforma, o nome e o CNPJ do reformador, o número do lote e o símbolo do Inmetro.

Em junho de 2024, a senadora Margareth Buzetti lançou o Projeto de Lei 2249/2024, que propõe retirar a reforma de pneus da lista de atividades altamente poluentes. 

O PL ganhou destaque ao enfatizar a economia de recursos naturais e a redução de gases de efeito estufa proporcionadas pela recapagem.

E é por isso que a Unicap é referência no setor: todos os pneus reformados seguem rigorosamente as exigências dos órgãos federais. 

Além de seguir os padrões nacionais, na Unicap, há regulamentos próprios de qualidade e de inspeção dos produtos antes e após a reforma dos pneus.

Pneus reformados com a Unicap 

Há 20 anos, a Unicap une técnicas atualizadas de recapagem e se compromete com o meio ambiente para entregar pneus duráveis e de alto desempenho. Com isso, a performance e a confiabilidade da sua frota aumentam significativamente.

Cada pneu passa por rigorosos controles de qualidade, seguindo padrões avançados e certificações Inmetro, garantindo máxima proteção aos nossos clientes e à sua frota, incluindo:

  • Inspeção detalhada: identificação de desgastes e falhas;
  • Alta precisão nas recapagens: tecnologia para máximo desempenho;
  • Testes e acabamento: garantia de qualidade certificada.

Além disso, o compromisso com a sustentabilidade é um dos pilares da Unicap. A recapagem de pneus vai além da economia: é uma forma de demonstrar respeito ao meio ambiente. Ao recapar pneus, reduz-se os resíduos industriais e diminui-se a extração de matéria-prima.

Processos de reconstrução de pneus

Existem diferentes técnicas para reformar pneus, como recapagem, recauchutagem e remoldagem. 

Independentemente do método escolhido, o pneu terá aparência e funcionalidades de um produto novo. Abaixo, entenda as diferenças entre esses procedimentos:

  • Recapagem: neste processo, a banda de rodagem do pneu é trocada, sem substituir o ombro da carcaça. É ideal para transportes de carga.
  • Recauchutagem: diferente da recapagem, aqui o ombro da carcaça do pneu é substituído. É voltado para veículos pesados, como ônibus e caminhões.
  • Remoldagem: neste caso, apenas a carcaça original é mantida, enquanto a banda de rodagem, os ombros e toda a superfície dos flancos são substituídos. 

Conclusão

A reforma de pneus é uma alternativa viável e segura para prolongar a vida útil dos pneus. Ao optar por reformá-los, há redução de custos e contribuição para a preservação do meio ambiente.

Entretanto, para garantir desempenho e confiabilidade adequados, é imprescindível que esses processos sejam realizados por profissionais qualificados.

Nesse cenário, a Unicap é a escolha certa: cada pneu passa por rigorosos controles de qualidade, seguindo padrões avançados e respeitando o meio ambiente. Confie na Unicap e deixe seus pneus nas mãos de quem tem 20 anos de experiência.