Saiba o que é uma empresa eco-friendly e entenda o conceito no mercado corporativo
A preocupação com a pauta ambiental tem crescido frequentemente no contexto global.
No mundo corporativo não tem sido diferente. Cada vez mais empresas estão atentas às ideias e soluções para amenizar o impacto de suas cadeias produtivas com ações mais sustentáveis. Além disso, viver em harmonia com a natureza pode ajudar muito no orçamento.
ECO-FRIENDLY É UMA TENDÊNCIA QUE SÓ CRESCE
Você já ouviu falar ou conhece alguma Empresa Eco-friendly?
Como o próprio nome sugere, são empresas ou corporações que possuem em sua estrutura organizacional a preocupação com o meio ambiente, e por isso adotam atitudes que visam menos impacto aos ecossistemas.
Essas empresas estão atentas às novas tecnologias, que diminuem impactos ambientais em qualquer uma das etapas ou áreas de sua escala produtiva.
CONSUMO CONSCIENTE
Já imaginou comprar um produto ou uma prestação de serviço que tenha atitude sustentável? Hoje isso já é uma realidade.
Se esse tema é uma preocupação para você, pesquise e opte pela contratação de empresas que adotem boas práticas ambientais, de modo a reduzir impactos no meio ambiente e influenciar positivamente seus colaboradores com a educação ambiental.
A Unicap é um desses exemplos. Por oferecer o serviço de recapagem de pneus, nossa prática por si só já é mais sustentável. Isso porque um pneu recapado é um excelente aliado do meio ambiente quando comparado ao pneu novo, pois ele apresenta uma economia de até 70% em extração de recursos naturais, além de ter um custo bem mais baixo comparado ao pneu novo.
Não deixe de ler a entrevista com a bióloga da Unicap, Paula Fernandes, especialista em Gestão ambiental para entender os detalhes sobre as medidas sustentáveis da Unicap.
MAS, COMO ADOTAR PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS?
Há um tripé para nortear as ações ecologicamente corretas, economicamente possíveis e socialmente justas: chamada de “os 5Rs”: repensar, reciclar, reutilizar, reduzir e recusar.
Esses 5Rs da sustentabilidade são palavras chaves e exemplo de um movimento que envolve consumidores e empresas, na qual sugere mudanças de comportamento, com o objetivo de sensibilizar o ato de descartar e consumir com consciência.
Repensar: antes de comprar um produto, repense se ele é realmente necessário.
Reciclar: Esta opção diminui a necessidade de explorar novos recursos na natureza, isso porque o trabalho com reciclagem de materiais, requer um processo industrial que irá transformar um resíduo em um novo produto.
Reutilizar: Reaproveitar produtos significa dar uma nova utilidade para um item já usado e assim estender sua vida útil para evitar um novo processo de produção.
Reduzir: reduzir o consumo e evitar desperdícios, adquirindo aquilo que é realmente necessário ou realizar o aproveitamento máximo do material.
Recusar: Como consumidor e corresponsável pela preservação dos recursos naturais do planeta, você pode se recusar a comprar produtos de empresas que não tenham compromisso com o meio ambiente e, consequentemente, geram impactos socioambientais significativos.
Para saber mais sobre como a Unicap cuida do meio ambiente, acesse nossa página exclusiva sobre o assunto.