Transporte de cargas: 5 formas de reduzir os custos
Saber como reduzir custos é a chave para uma empresa se tornar mais competitiva e aumentar sua lucratividade.
No setor de transportes, essa redução de custos ganha ainda mais relevância, uma vez que o transporte de cargas envolve algumas despesas, como o combustível e a manutenção da frota.
Buscar por maneiras que otimizem esses processos não só ajuda a melhorar os resultados financeiros, mas também torna a operação mais ágil e eficiente, o que impacta diretamente na satisfação dos clientes e na reputação da empresa.
A boa notícia é que existem maneiras de reduzir os custos no transporte de cargas, por exemplo, a recapagem de pneus é uma técnica que visa aumentar a vida útil deles, oferecendo uma alternativa mais econômica.
E a Unicap tem expertise nessa área. Com 20 anos de trajetória e boas técnicas de recapagem, proporciona, aos clientes, pneus reformados de altíssima qualidade.
1. Recape seus pneus
A recapagem de pneus é uma das principais formas de reduzir os custos de uma frota. É uma técnica que visa aumentar sua vida útil, oferecendo uma alternativa mais econômica.
Esse processo consiste na reutilização da estrutura original do pneu, com a adição de borracha na banda de rodagem, sem substituir o ombro da carcaça.
A principal vantagem da recapagem é o excelente custo-benefício. Ao optar pela reforma, os custos podem ser reduzidos pela metade em comparação à compra de pneus novos, o que é vantajoso para quem precisa trocar todos os pneus de uma única vez.
Os pneus reformados oferecem desempenho e qualidade equivalentes aos pneus novos, com boa aderência e frenagem.
Diante disso, a Unicap é a melhor opção. Todos os pneus são submetidos a rigorosos controles de qualidade, alinhados aos mais altos padrões técnicos e em total conformidade com as normas nacionais.
Observação: de acordo com as Resoluções do Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, proíbe-se o uso de pneus reformados no eixo dianteiro de ônibus, de micro-ônibus e de caminhões. Quando os pneus dianteiros estão lisos, é comum que sejam reformados e reutilizados nos eixos traseiros, em que a exigência do conselho é diferente.
2. Diminua o consumo de combustível
O combustível é um dos principais custos operacionais no transporte de cargas, e seu uso ineficiente afeta diretamente a lucratividade da frota.
Uma gestão pouco especializada pode levar ao desperdício de combustível devido a rotas mal planejadas, veículos desalinhados ou equipe sem treinamento adequado.
De acordo com o Transport Topics, orientar os funcionários e os motoristas sobre práticas como evitar acelerações desnecessárias, frenagens bruscas, manter velocidade constante (sempre que possível) e desligar o motor em paradas prolongadas pode reduzir o consumo de combustível em até 15%.
Além disso, o uso de aplicativos de GPS ajuda a identificar as melhores rotas, evitando congestionamentos extensos e priorizando trajetos alternativos, o que também contribui para a redução do consumo.
3. Otimize as rotas de entrega
Planejar uma boa rota – ou até mesmo uma alternativa – é essencial para otimizar o tempo e aumentar a eficiência no transporte.
Ao escolher trajetos mais curtos e menos congestionados, sua frota economiza tempo. Além disso, como já mencionado, aplicativos de GPS ajudam a identificar os melhores caminhos e estimar o tempo restante até o destino final.
Com rotas otimizadas, sua frota conclui as entregas mais rapidamente, permitindo atender também locais mais distantes. Isso melhora a produtividade, reduz custos operacionais e aumenta a satisfação dos clientes, garantindo um serviço mais ágil e eficiente.
4. Treine sua equipe
Tenha uma equipe bem treinada. Isso não só otimiza os processos, como também reduz os custos operacionais de toda a sua frota.
Uma equipe bem instruída é capaz de realizar as atividades de maneira rápida e eficiente, seguindo procedimentos padronizados.
Isso contribui para a maximização da produtividade e agilidade na carga e descarga de produtos, além de garantir a segurança e a qualidade do serviço prestado.
Com uma equipe capacitada, os erros são minimizados, o tempo de operação é reduzido e os resultados se tornam mais consistentes.
5. Antecipe suas demandas
Antecipar suas demandas e realizar entregas antes do prazo previsto também é uma maneira eficiente de reduzir os custos da sua frota.
Para isso, construir um bom planejamento é essencial. Com uma estratégia bem definida, você consegue prever datas de entrega, otimizar rotas e evitar atrasos.
Além disso, a antecipação reduz o risco de imprevistos, melhora a satisfação dos clientes e permite um melhor aproveitamento dos recursos da frota, evitando custos extras com urgências ou reprogramações.
Conclusão
Para saber reduzir custos de um frota precisa-se de expertise e experiência na área. Reduzir custos com combustível e tempo não é uma tarefa simples. Muitas empresas enfrentam desafios ao tentar equilibrar a eficiência operacional com o controle de gastos.
Com a recapagem de pneus, a diminuição de combustíveis, a otimização de rotas de entregas, o treinamento contínuo das equipes e a antecipação de suas demandas, você consegue reduzir os custos de sua frota.
Você já sabe que a recapagem de pneus é uma das principais formas de reduzir os custos de uma frota. Ao decidir por reformar seus pneus, conte com a Unicap.
Há duas décadas, reformamos pneus com qualidade, para que a sua frota trabalhe com confiança e tranquilidade. Deixe seus pneus nas mãos de quem tem 20 anos de experiência.