Recapagem é sinônimo de sustentabilidade!
Há 16 anos, a Unicap Recapagem se empenha em oferecer economia, qualidade e segurança para os nossos clientes, e há 05 adota medidas sustentáveis e práticas que corroboram para o projeto de um mundo melhor.
Por isso, a bióloga Paula Fernandes dos Santos, especialista em Gestão Ambiental e mestre na área de restauração e conservação de ecossistemas, é a responsável por acompanhar a Unicap desde o início do seu processo de regularização ambiental.
Confira a entrevista com a Paula para saber maissobre como a Unicap ajuda o Meio Ambiente!
Paula, como foi o processo de Licenciamento Ambiental da Unicap?
Obter a concessão da Licença Ambiental para a Unicap foi muito tranquilo, porque tudo o que foi solicitado à empresa referente a normas ambientais e normatização técnica, foi cumprido.
E como funciona o processo de regulamentação da empresa?
A Unicap Recapagem tem 3 esferas de regulamentação:
O que é melhor para as transportadoras: um pneu novo ou recapado?
Independente do motivo, o pneu recapado atende muito bem o custo-benefício de uma transportadora. Afinal, se a empresa for levar em conta somente o ponto de vista ambiental, a preferência já se dá por um pneu recapado (porque usa menos recursos naturais e é um processo de reutilização ).
Se for levar os outros critérios em consideração (economia e logística), o pneu recapado também será a opção mais indicada, já que obedece os mesmos critérios de qualidade de um pneu novo. Afinal, para rodar na estrada, é preciso obter a certificação do Inmetro.
Olhando todos estes pontos, se opta pelo pneu recapado porque, além de tudo, se observa que passando pela recapagem ele pode gerar mais rendimento do que um pneu novo.
Como fazer o descarte da carcaça do pneu que atinge seu limite de recapeamento?
Antes de iniciar qualquer processo na Unicap, o pneu é inspecionado . Se o nosso especialista ver que aquele pneu não pode ser recapado, ele é imediatamente devolvido à transportadora, que precisa comunicar ao fabricante do pneu suas condições.
Pela pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e pela Legislação específica do setor, a responsabilidade de um pneumático é totalmente do fabricante. Além de que, a cada pneu novo, ele precisa voltar com dois pneus para a destinação final. Então mesmo o pneu que seria descartado possui um destino sustentável , que é a sua reciclagem.
Quais resíduos sólidos uma recapagem pode ter, ainda que o processo seja sustentável?
O principal resíduo da recapagem é o pó de borracha, resultado do processo de escareação da banda de rodagem. Ele vira um subproduto que vendemos para uma empresa licenciada, que dá o destino correto ao produto.
Além da borracha, as cinzas geradas na caldeira (provenientes da combustão da lenha reflorestada) também são resíduos. Estas cinzas são orgânicas, e, embora a destinemos para uma empresa especializada, também poderiam ser utilizadas em áreas de reflorestamento, por não serem poluentes.
Tambores de cola são resíduos perigosos, e na Unicap também temos uma empresa regularizada que recolhe e faz toda a incineração destes tambores.
Já materiais de uso doméstico (papéis, plásticos e outros) são encaminhados para uma associação de catadores; e os resíduos orgânicos são destinados à prefeitura, que faz a destinação correta desses materiais em aterro sanitário próprio.
Então, todos os resíduos provenientes da recapagem possuem um destino ecológico.
Um grande gasto em uma empresa como a Unicap é a energia. Quais tipos vocês utilizam?
Utilizamos dois tipos de energia: solar e térmica. A primeira é renovável através do painel fotovoltaico, e as lenhas para a combustão das caldeiras são reflorestadas
O que você indica para uma transportadora que deseja fazer mais pelo Meio Ambiente?
Uma empresa que cuida do Meio Ambiente é aquela que busca ser sustentável em toda a sua gestão. Então, que ela continue economizando e buscando sempre pelo uso máximo do produto, que continue reciclando e se preocupando com o Meio Ambiente. Quanto aos pneus inservíveis, evitar faze restoques e buscara destinação correta dos pneus através do fabricante.