Manutenção de Pneus: dos custos à importância

Sabe-se que a aquisição de um veículo envolve várias questões, e dentre elas, a mais significante é o custo.

Dentre as categorias que envolvem mais gastos para os gestores de frota, estão: combustíveis, peças de reposição, serviços (de oficina e gerais), seguro e impostos. A tabela mostra o percentual que representa esses gastos: 

DESPESAS% DE CUSTO
Combustíveis41,07
Peças de reposição17,57
Serviços16,88
Seguro12,31
Tributos12,71

O pneu está entre as peças de reposição com maior custo de manutenção.

Por serem peças que entram em contato direto com o solo, os pneus recebem maiores impactos e sofrem muitos desgastes com o uso ao longo do tempo.

MAS AFINAL, QUANTO CUSTA A TROCA DOS PNEUS?

O custo para a troca dos pneus costuma ser alto. Mas com o aparecimento da COVID-19, houve uma paralisação da cadeia produtiva devido à pandemia, resultando na alta do dólar e consequentemente, no aumento dos preços dos produtos.

Hoje, um pneu novo de caminhão ou ônibus, pode custar em média R$ 2.000,00 reais, a depender da marca que estiver sendo pesquisada. Já para um carro popular, o preço médio de cada pneu novo gira em torno de R$ 500,00.

Agora, se você tem uma frota, já sabe o tamanho dos custos… Mas acredite, existe alternativa. E nesse post, você vai encontrar uma dica que fará total diferença no seu bolso! 

Ela é muito simples e provavelmente você já conhece: chama-se Recapagem de Pneus. No post anterior, nós te ensinamos tudo sobre essa alternativa, clique no link para saber o que é. 

A RECAPAGEM É REALMENTE ECONÔMICA?

Sim, e muito! 

Enquanto a média de um pneu novo é de R$ 2.000,00 reais, o custo médio de um pneu recapado é de R$ 700,00 reais. 

Isso mesmo: a diferença é exorbitante para o seu bolso. 

Veículos com menos de 5 anos de utilização e com média de rodagem de 10.000 km/mês, gastam em média 8% com pneus e 35% com combustíveis.

E para que você economize de maneira inteligente, é necessário fazer uma boa gestão dos pneus da sua frota. Mas esse é um assunto para um outro post, não deixe de conferir! (como gerenciar o desgaste de seus pneus – texto 2)

QUALQUER PNEU PODE SER RECAPADO? 

Teoricamente sim. Todos os pneus saem da fábrica com a estrutura necessária para receber a recapagem. 

Entretanto, é importante destacar que os pneus passam por uma prévia avaliação do indicador de desgaste, conhecido como TWI (Tread Wear Indicator), para que se verifique a necessidade e possibilidade da recapagem.

Esse indicador está localizado na transversal do sulco do pneu e é extremamente necessário que a avaliação seja feita por um profissional que entenda bem do assunto.

Vale lembrar que todos os tipos de reformas em pneus precisam ter o Selo de Identificação de Conformidade. 

Por isso, tenha muita atenção na escolha do serviço contratado! 

A empresa deve ter certificação concedida pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), como a Unicap Recapagem, com experiência no mercado de recapagem de pneus há mais de 16 anos.

MAS QUANDO É PRECISO TROCAR O PNEU? 

Para responder a essa pergunta, é necessário que o motorista esteja sempre atento ao TWI, que é o indicador de desgaste da borracha do pneu. Ele mostra o máximo de desgaste que um pneu pode atingir.

Na prática, para que você identifique esse momento, o profissional observará como estão as barras indicadoras de desgaste presentes entre os sulcos da borracha. Se elas estiverem no mesmo nível da banda de rodagem, não espere mais, é o momento certo para trocar os seus pneus. 

Caso contrário, você estará em risco. 

É o famoso pneu careca, com certeza você já ouviu falar.

A RECAPAGEM É REALMENTE SEGURA? 

Sim. Para que se tenha uma ideia, é comum companhias aéreas recapagem pneus de aviões de passageiros e de carga. Isso mostra o nível de confiabilidade do procedimento de reforma, quando feito por uma empresa capacitada.

É importante destacar que existe um limite para a utilização da recapagem. Empresas sérias recomendam que esse procedimento seja feito, no máximo, até três vezes. 

ATENÇÃO! UMA MÁ CONSERVAÇÃO DOS PNEUS É PASSÍVEL DE MULTA

Uma das exigências do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é a conservação e boas condições dos pneus.

Isso porque, estar em dia com a manutenção e calibragem dos pneus proporciona o coeficiente de atrito adequado, melhorando a performance de aceleração, frenagem, dirigibilidade e consequentemente, diminui o risco de acidentes aos que transitam em vias públicas.

Por isso, fique atento!

Durante a fiscalização da Polícia Federal, é possível a aplicação de multa de R$ 195,23, sendo infração grave “conduzir veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança”, art.  230, XVIII, CTB.

Além disso, aplica-se a medida administrativa de retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. 

Para saber mais sobre como você pode reduzir os custos da sua frota de forma segura, continue acompanhando nosso blog!