Por que não conseguimos reformar alguns pneus?

A recapagem de pneus é um processo utilizado para prolongar a vida útil de um pneu para além da sua banda de rodagem original. A recapagem pode ser uma solução econômica para empresas ou organizações que possuem uma frota de veículos, mas ela não é capaz de resolver danos profundos e extensos no pneu. Caso os pneus estejam danificados além do reparo ou muito desgastados para serem recapados, é preciso considerar outras opções, como reciclá-los como pneus sucateados ou comprar pneus novos.

Hoje vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre quando seus pneus se tornam irrecuperáveis e como reciclá-los corretamente após o fim de sua vida útil.

Danos no talão

O talão do pneu é a parte que se prende à roda do veículo. Se houver danos nessa área, pode impedir que você coloque ar nos pneus ou até mesmo fazer com que eles estourem enquanto você está dirigindo.

Para evitar danos ao talão dos pneus, é importante prestar atenção na maneira como os pneus são montados e desmontados das rodas. É essencial utilizar ferramentas apropriadas e seguir as instruções do fabricante do pneu para garantir que a remoção e a instalação sejam realizadas de maneira segura.

Além disso, é importante monitorar a pressão dos pneus regularmente e mantê-los inflados de acordo com as especificações do fabricante. A pressão inadequada dos pneus pode causar danos ao talão, tornando-os mais propensos a vazamentos de ar e falhas.

Também é importante evitar dirigir com pneus danificados ou desgastados. Furos, cortes ou afundamentos na parede lateral do pneu podem causar danos e podem levar a falhas graves enquanto o veículo está em movimento. Verificar regularmente o estado dos pneus é uma medida importante de segurança para evitar acidentes e outros problemas potenciais de desempenho do pneu.

Baquilização

A baquilização é um problema que afeta a qualidade dos pneus e torna a sua recauchutagem impossível em muitos casos. Ela ocorre quando os pneus se tornam duros e quebradiços, o que geralmente é causado por um longo período de armazenamento ou exposição ao ozônio.

Quando os pneus são armazenados por muito tempo, a composição de borracha dos pneus pode se deteriorar devido à oxidação e à perda de seus componentes voláteis, o que leva à perda de flexibilidade e resistência do material. Esse problema é agravado em locais com alta umidade e temperaturas elevadas.

O ozônio, presente na atmosfera e em muitos ambientes industriais, também é um fator que contribui para a baquilização dos pneus. O ozônio reage com a borracha dos pneus, causando a ruptura das ligações químicas e diminuindo a elasticidade do material.

Para evitar a baquilização dos pneus, é importante armazená-los em um ambiente seco, escuro e fresco, com temperaturas abaixo de 26ºC e baixa umidade relativa do ar. É recomendado evitar a exposição dos pneus ao ozônio, produtos químicos, luz solar direta e água da chuva.

Em alguns casos, entretanto, a baquilização pode ser tão grave que torna a recauchutagem dos pneus impossível, sendo necessário descartá-los de forma adequada.

Calor excessivo

Quando os pneus de carga são submetidos a altas temperaturas por períodos prolongados, eles podem sofrer desgaste mais rápido, o que pode reduzir a vida útil da borracha. Além disso, o calor excessivo também pode afetar a capacidade dos pneus de carga em aderir à estrada, reduzindo a tração e aumentando o risco de derrapagem. Isso pode ser particularmente perigoso em condições de chuva, onde o asfalto está escorregadio.

O calor também pode causar danos internos nos pneus, como o aumento da pressão interna, o que pode resultar em rompimentos e acidentes. A combinação de alta temperatura e alta pressão pode fazer com que a borracha se degrade mais rapidamente, tornando os pneus mais suscetíveis a furos, estouros e desgaste irregular.

Portanto, é importante tomar medidas para evitar o superaquecimento dos pneus, incluindo verificar regularmente a pressão, evitar sobrecarregar o veículo, reduzir a velocidade em estradas quentes e evitar frenagens bruscas. Também é importante substituir ou recapar os pneus de carga desgastados ou danificados o mais rápido possível, para garantir que o veículo esteja sempre equipado com pneus em boas condições de uso.

Reciclagem de pneus

Quando seus pneus não podem mais ser recapados, é importante descartá-los corretamente. O descarte incorreto de pneus pode resultar em impactos ambientais negativos, como a liberação de gases de efeito estufa durante a queima de pneus ou o entupimento de valas e bueiros durante as chuvas. Além dos impactos ambientais negativos, o descarte incorreto de pneus também pode representar um risco para a saúde pública. Pneus abandonados podem acumular água da chuva, tornando-se um ambiente propício para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue. Por isso, é fundamental descartar os pneus usados em locais apropriados, como empresas especializadas em reciclagem de pneus, a fim de evitar esses riscos para a saúde pública.

Felizmente, a reciclagem de pneus é uma opção viável e ecologicamente correta para o descarte de pneus usados. O processo de reciclagem envolve a trituração dos pneus em pequenos pedaços de borracha, que podem ser reutilizados em uma variedade de produtos, como asfalto modificado, pavimentos, tapetes de borracha, entre outros.